Operação de Fiscalização
A Prefeitura de Manaus, através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início à operação “Zero Metanol” nesta quarta-feira, 8 de outubro. A ação visa inspecionar distribuidoras de bebidas alcoólicas e fábricas de bebidas artesanais na capital amazonense.
A Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), parte da Visa Manaus, mobilizou equipes para trabalhar em turnos alternados, monitorando e prevenindo a adulteração de bebidas alcoólicas destiladas. Essa operação surge em resposta a casos de intoxicação por metanol, registrado em outros Estados, incluindo mortes no Estado de São Paulo.
“Durante as fiscalizações, os fiscais da Visa estão avaliando a rotulagem, embalagem e lacre das bebidas, além de conferir notas fiscais e registros junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, explica a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão. A mobilização tem como objetivo garantir a saúde pública e evitar casos semelhantes aos que ocorreram em outras localidades do país.
Leia também: Intoxicação por Metanol: Estoque de Antídotos no DF é Atualizado
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Concurso SES RJ: Edital Previsto para Dezembro com 287 Vagas Abertas!
Fonte: agazetadorio.com.br
Resultados das Inspeções
Até o momento, 20 estabelecimentos foram inspecionados pela equipe da Gevali. Em uma distribuidora localizada na zona Leste, foram encontradas garrafas de uísque com lacre considerado frágil. O fiscal, preocupado com a segurança do produto, solicitou o recolhimento de amostras para análise nos laboratórios do Ministério da Saúde.
“Apesar de todas as características do produto estarem dentro dos padrões, o lacre apresentado indícios de fragilidade. Para proteger os consumidores, decidimos analisar as amostras. O estabelecimento não apresenta suspeitas de adulteração e segue cumprindo as normas de segurança, podendo continuar suas atividades”, detalha Ricardo Celestino, gerente da Gevali.
Importância da Denúncia pela População
A Visa Manaus destaca a importância da participação da população na denúncia de comercialização irregular de bebidas. Os cidadãos são orientados a evitarem bebidas de procedência duvidosa, além de se atentarem a detalhes como vedação adequada, prazo de validade, informações sobre ingredientes e a rotulagem, que deve estar intacta. Comprar de estabelecimentos confiáveis é fundamental para a segurança.
A ingestão de metanol é uma emergência médica grave. Quando consumido, ele se transforma em substâncias tóxicas no organismo, como formaldeído e ácido fórmico. Os sintomas incluem visão turva, perda de visão, além de mal-estar generalizado, como náuseas e dores abdominais.
Caso sintomatologia seja identificada, é crucial buscar atendimento médico imediato e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM) pelos números (92) 3305-4702 ou 0800-722-6001. Outros serviços essenciais a serem acionados incluem o Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001, e o Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733.
Estabelecimentos que comercializarem bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus pelo número (92) 98842-8481, disponível das 8h às 13h, ou por e-mail, em qualquer horário, através de visamanaus.ouvidoria@gmail.com.