Amendoim como Alternativa de Renda
A região do Agreste tem se mostrado promissora para o cultivo do amendoim, surgindo como uma alternativa viável de geração de renda para centenas de famílias de agricultores locais. Com o suporte contínuo do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), e a garantia de um mercado para o produto, a expectativa é que a cultura se expanda na região. Para demonstrar a potencialidade do cultivo, foi realizado, na última quarta-feira (8), um Dia de Campo dedicado ao Amendoim BR 1, no Sítio Timbaúba, localizado no município de Esperança. O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas, incluindo agricultores e especialistas.
O encontro ocorreu na propriedade do agricultor Ronaldo da Silva Custódio, onde, segundo o assessor técnico da Empaer, João Paulo Macedo, um hectare de amendoim é cultivado seguindo práticas de dinâmica agroecológica, aproveitando a fase de colheita. A expectativa de produção chega a 1.200 quilos por hectare, o que reforça a viabilidade do cultivo na região.
Cooperação entre Entidades
Leia também: Produção Pecuária de Alagoas Cresce 9,2% em 2024 e Gera R$ 1,8 Bilhão
Fonte: alagoasinforma.com.br
Leia também: GIRO DE EVENTOS: Gastronomia e Música Agitam a Região dos Lagos neste Final de Semana
Fonte: rjnoar.com.br
O Dia de Campo foi organizado pela Empaer em colaboração com a Prefeitura Municipal de Esperança e contou com a participação de entidades locais, além da Embrapa Algodão, que realiza pesquisas sobre a cultura do amendoim. “Neste evento, nosso objetivo foi demonstrar todo o ciclo do cultivo, abrangendo desde o preparo do solo e o plantio até a colheita e as questões relacionadas à viabilidade técnica e econômica dessa cultura, tanto para Esperança quanto para municípios vizinhos que tenham solos adequados”, informou o extensionista João Paulo.
Felipe Macedo Guimarães, pesquisador da Embrapa Algodão, ressaltou a importância da variedade utilizada no plantio, que se alinha com as dinâmicas de diversidade na agricultura familiar. “Essa iniciativa surgiu a partir do escritório local da Empaer em Esperança, que realiza um excelente trabalho com a agricultura familiar na região. Eles nos procuraram para discutir a possibilidade de desenvolver a cultura do amendoim, dado que as condições do solo na área são favoráveis, especialmente por serem de textura mais arenosa. Após conversas, disponibilizamos as sementes e colaboramos para implementar o cultivo no Sítio Timbaúba”, explicou Felipe Macedo.
Estações de Aprendizado
O Dia de Campo teve início às 8h e foi dividido em três estações, cada uma focada em um aspecto do cultivo: a primeira abordou o Preparo do Solo e Plantio, discutindo a correção de solo, adubação e técnicas de plantio; a segunda tratou dos Tratos Culturais, abordando o manejo de pragas, doenças e irrigação; e a terceira concentrou-se nos Aspectos Econômicos, analisando os custos de produção e a rentabilidade do cultivo, além de perspectivas de mercado.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a gerente regional da Empaer em Areia, Juliana Campos; o gerente regional da Empaer em Solânea, Gustavo Barbosa; o presidente da Associação Comunitária de Baraúnas, Antônio Feliciano; e o secretário da Agricultura, Francisco de Assis Pinheiro. O evento recebeu ainda a visita de diversas escolas do município e do estado, incluindo a Escola Técnica Assis Chateaubriand de Lagoa Seca, que contribuíram para enriquecer o debate sobre a cultura do amendoim.