Seminários sobre Turismo e Sustentabilidade no Mercosul
Em um evento significativo para o setor turístico, o Ministério do Turismo do Brasil realizou, no dia 22 de novembro, seminários abertos ao público para discutir temas relevantes durante a presidência Pro Tempore do Mercosul. Os debates focaram em estratégias vitais para o avanço do turismo tanto no Brasil quanto na América do Sul.
Os principais tópicos abordados incluíram o turismo resiliente e sustentável, em um contexto que antecipa a COP30, e a Rota Turística de Futebol do Mercosul, iniciativas que visam elevar a indústria do turismo na região.
A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, participou ativamente do evento e ressaltou a importância do lançamento da Rota Turística, uma proposta que promete movimentar a economia local e criar uma forte identidade cultural entre as comunidades.
Leia também: Birdwatching no Distrito Federal: Conheça a Fascinante Prática de Observar e Fotografar Aves
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Fapes Anuncia Resultado da Chamada de Economia Verde e Azul com R$ 2,7 Milhões em Investimentos
Fonte: edemossoro.com.br
“Fico muito satisfeita em saber que o Brasil e o Sul global se beneficiarão com essa iniciativa. Nosso presidente Lula frequentemente enfatiza o papel do multilateralismo e o conceito de ‘ganha-ganha’. Hoje, convido todos a se juntarem a nós neste esforço de crescimento coletivo”, afirmou Ana Carla Lopes.
Esses seminários são cruciais para posicionar o bloco como uma potência em dois aspectos essenciais: o turismo sustentável, em alinhamento com as discussões para a COP30, e o turismo esportivo, que aproveita a paixão pelo futebol.
Entre os especialistas presentes no seminário sobre Turismo Resiliente e Sustentável estavam Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável do MTur; Heitor Kadri, do Escritório para as Américas da ONU Turismo; André Dias, gerente de Interlocução Ministerial da Embratur; e Jaqueline Gil, da Ampliamundo.
Leia também: Indígenas de MT em missão técnica na ABAV Expo 2025: Potencializando o Etnoturismo
Fonte: odiariodorio.com.br
Os impactos das mudanças climáticas nos destinos turísticos foram um tema central. Carolina Fávero destacou que o Brasil está comprometido em desenvolver um turismo que não apenas busca a sustentabilidade, mas que também promove a resiliência e regeneração dos territórios. “Estamos trabalhando para um desenvolvimento sustentável que fortalece o financiamento de infraestrutura e valoriza a cultura e os modos de vida das comunidades, sempre com foco na justiça climática e na proteção do nosso patrimônio para as futuras gerações”, afirmou.
André Dias, da Embratur, reiterou o comprometimento do governo com práticas responsáveis no setor. “O Brasil tem se empenhado em estabelecer um turismo sustentável que cria resiliência e gera emprego e renda para a população”, disse.
A Rota Turística de Futebol do Mercosul, destacada como o principal legado da presidência brasileira no grupo, foi criada com o intuito de integrar destinos que possuem relevância histórica no futebol. O projeto visa utilizar a paixão pelo futebol para aumentar o fluxo turístico entre os países do bloco, fortalecer a marca “Visit South America” e abrir novas oportunidades de desenvolvimento regional.
No evento, Patrick Corrêa, Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, parabenizou a iniciativa e destacou a realização da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino na América do Sul, programada para ocorrer no Brasil em 2027. “O futebol gera empregos e renda, transcende a paixão nacional e o setor turístico está batendo recordes de visitantes no nosso país. A parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério do Esporte é uma oportunidade imperdível para deixar um legado com a Copa do Mundo Feminina”, declarou.
Washington Cerqueira, da APFUT, também elogiou o projeto. “Essa rota toca a paixão pelo futebol, promovendo o esporte e impulsionando o turismo, o que é benéfico para todos os países envolvidos”, ressaltou.
No seminário sobre a Rota Turística de Futebol do Mercosul, foram discutidas ações voltadas à segurança e proteção no turismo. A coordenadora do MTur, Tatiana Oliveira, apresentou iniciativas como o programa “Estádio Mais Seguro”, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, além do Código de Conduta Brasil e o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”.