Reflexões Natalinas na Catedral Metropolitana
“Todo descartado é filho de Deus”. Essa poderosa afirmação foi o destaque da homilia do cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, durante a Missa Solene do Natal do Senhor. A cerimônia ocorreu na noite de quarta-feira (24) na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, localizada no coração da capital amazonense.
O Natal é uma data que remete ao nascimento de Jesus Cristo e, para a Igreja Católica, representa a proximidade de Deus com a humanidade. Em sua homilia, Dom Leonardo enfatizou que, em Jesus, todos são acolhidos e amados por Deus, sem exceções, reafirmando a dignidade de cada ser humano, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
Durante a celebração, o arcebispo convidou os presentes a contemplarem o presépio, que simboliza concretamente o amor divino manifestado na fragilidade de uma criança. Ele afirmou que, no choro do Menino de Belém, é possível ouvir o clamor da humanidade, em especial das crianças que sofrem com a fome, as guerras, e o abandono.
Dom Leonardo disse: “A fraternidade que nasce no nascimento de Deus nos diz que Ele nos ama sempre. O amor é imensurável, desmedido, indizível, mas ao mesmo tempo, perceptível e visível em Belém. Deus veio nos dizer que deseja nos amar, nos salvar, nos curar, por amor. Vamos acolher esse amor incansável, singelo e atrativo”.
Ao abordar a fraternidade que se inaugura com o Natal, o arcebispo reafirmou que o amor de Deus se torna visível e palpável em Belém. Segundo ele, essa revelação divina é um convite para todos acolherem um amor que é simples, incansável e transformador.
“Não devemos temer, precisamos direcionar nosso olhar para o nascimento de Deus, permitindo que nossas vidas vivam esta experiência. Nossas comunidades devem ser nutridas pelo nascimento de Deus e o mundo inteiro deve celebrar essa alegria”, completou Dom Leonardo, deixando uma mensagem de esperança e amor ao final da missa.
