Crescimento Significativo na Abertura de Empresas
Entre janeiro e novembro de 2025, o estado de São Paulo viu a abertura de 378.566 novas empresas, um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 340.188 constituições. Este número já ultrapassa o total de empresas abertas durante todo o ano passado, consolidando 2025 como um marco na modernização do ambiente de negócios.
Os dados positivos refletem uma série de ações implementadas pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O foco dessas iniciativas está na simplificação de processos, digitalização de serviços e alargamento do registro automático de empresas, fatores que têm contribuído para um ambiente mais propício ao empreendedorismo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, afirma que o crescimento das novas empresas é resultado de uma estratégia integrada que visa estimular o empreendedorismo. “Esse crescimento é fruto da melhoria no ambiente de negócios e da desburocratização impulsionada por iniciativas como o Facilita SP, além do suporte ao empreendedor por meio de políticas de fomento, crédito e capacitação. Nossa abordagem se baseia na simplificação dos processos de abertura de empresas, financiamento e capacitação”, ressalta Lima.
Modernização no Registro Empresarial
Em 2025, a Jucesp intensificou a digitalização dos processos de registro mercantil, promovendo uma maior integração entre os sistemas e consolidando soluções que reduziram prazos e aumentaram a previsibilidade para os empreendedores no estado. O presidente da Jucesp, Márcio Massao Shimomoto, destaca que as iniciativas implementadas têm um impacto direto nos resultados. “A digitalização e a integração entre órgãos, aliadas à ampliação do registro automático, tornaram o processo de abertura de empresas mais simples, rápido e seguro para o empreendedor paulista”, afirma.
Um dos marcos de 2025 foi a consolidação do programa Facilita SP, um projeto de liberdade econômica coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que classifica as atividades econômicas de acordo com seu grau de risco. Para aquelas consideradas de baixo risco, licenças e alvarás são dispensados, proporcionando mais transparência e previsibilidade aos empreendedores sobre o processo de abertura de seus negócios.
Portal Facilita SP Revoluciona Abertura de Empresas
O programa já conta com 100% de adesão dos municípios paulistas, abrangendo os 645 municípios do estado. Dentre eles, 610 adotam a classificação de risco estabelecida pelo Comitê Facilita SP, que visa agilizar o início das atividades empresariais, oferecendo maior segurança jurídica aos empreendedores. Os municípios restantes possuem suas próprias classificações de risco.
No âmbito operacional, o Portal Facilita SP, que foi lançado em dezembro de 2024, reúne, em um único fluxo, a consulta de risco e o registro de empresas de baixa complexidade. Em 2025, o portal contabilizou a criação de 150.444 usuários e a abertura de 107.184 processos de viabilidade.
Guilherme Monteiro, contador especializado em legalização empresarial, compartilha sua experiência sobre como o Portal Facilita SP transformou a rotina de abertura de empresas no estado. “Hoje consigo conduzir todo o processo de forma mais direta, com menos espera. Antes, abrir uma empresa era como construir uma casa, passando por várias etapas com licenças em diferentes órgãos. Com o Facilita SP, tudo ocorre em um fluxo único e digital, permitindo que os negócios comecem quase que imediatamente”, explica.
Eficiência e Agilidade nos Processos
Com a viabilidade locacional automatizada, 430 municípios foram capazes de fornecer respostas em menos de três minutos, o que impacta diretamente cerca de 70% do volume de operações de registro de empresas no estado. Os ganhos em eficiência também são evidentes nos prazos: enquanto o tempo médio de abertura de empresas no estado foi de 1 dia e 10 horas, os processos realizados pelo Portal Facilita SP foram concluídos, em média, em apenas 2 horas e 12 minutos, considerando as constituições elegíveis para registro automático. Essa agilidade representa um avanço significativo na promoção do empreendedorismo no estado de São Paulo.
