Alta Demanda por Vagas nas Escolas Municipais
Nesta sexta-feira, 16 de janeiro, o site matriculas.am.gov.br registrou até as 14h um total de 41.743 solicitações de reserva de vagas para novos alunos. Deste total, 20.040 pedidos foram direcionados à rede municipal de ensino da Prefeitura de Manaus, enquanto 20.816 corresponderam a solicitações para a rede estadual. Os dados foram fornecidos pelo sistema gerido pela Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam).
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, enfatizou o sucesso do sistema de matrículas e o trabalho colaborativo das equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e Prodam. “Todo o planejamento e a atuação conjunta das equipes da Semed, Seduc e Prodam têm apresentado resultados expressivos no processo de matrículas. A alta procura pelas escolas da rede municipal reflete diretamente a qualidade do ensino oferecido à população”, afirmou o secretário.
Júnior Mar também destacou que o sistema de matrículas segue funcionando normalmente, garantindo eficiência e transparência. Ele alertou que, se os pais ou responsáveis não conseguirem uma vaga na escola de sua preferência, existem alternativas em escolas mais próximas, além da possibilidade de solicitar transferência ao longo do ano letivo, desde que haja disponibilidade de vagas, garantindo assim o direito dos estudantes.
Operação de Matrículas Atinge Resultados Positivos
De acordo com o diretor técnico da Prodam, Salim David, a operação para as matrículas deste ano foi realizada com êxito. “A estabilidade do serviço é um reflexo direto do planejamento estratégico e da integração entre as equipes da Prodam. Nosso monitoramento registrou um pico de acesso à 0h04, momento em que 20.432 usuários estavam conectados ao site. Nesse período, foram contabilizadas 11.344 reservas de vagas”, comentou David.
Ele ressaltou que a infraestrutura do sistema foi projetada para suportar um alto volume de conexões simultâneas, não registrando nenhuma indisponibilidade ou intermitência no serviço durante a operação. Essa eficiência é um fator crucial para atender a crescente demanda por educação na capital amazonense.
Do total de 20.040 reservas feitas para as escolas municipais, 9.743 foram destinadas a alunos que estão ingressando na pré-escola. Entre as instituições que mais se destacaram em solicitações de matrículas estão o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sulamita Gonçalves, localizado na zona Norte, e a escola municipal Ivomar Lima Vieira, situada na zona Leste de Manaus.
