Fortalecendo Ações Contra a Hanseníase
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), ligada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), marcou presença em Brasília durante o Encontro Nacional das Referências em Hanseníase, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de janeiro. O evento reuniu especialistas de diversas regiões do país para discutir estratégias e compartilhar experiências em relação ao combate à doença.
Na comitiva da Fuham, estavam a médica dermatologista Silmara Pennini, o farmacêutico bioquímico Ewerton Sales e a epidemiologista Valderiza Pedrosa, que atualmente coordena o Programa Estadual de Combate à Hanseníase no Amazonas. O objetivo principal da reunião foi abordar todas as estratégias relacionadas à hanseníase, além de discutir como as instituições de referência podem apoiar tanto o programa nacional quanto os programas estaduais.
“Durante a reunião, apresentamos as ações que já realizamos em apoio ao programa do Amazonas”, destacou Valderiza Pedrosa, enfatizando a importância do compartilhamento de informações e experiências.
Debates Aprofundados e Experiências Compartilhadas
A programação do encontro, organizada pela Coordenação-Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, incluiu discussões sobre diversos temas cruciais, como vigilância de pacientes que apresentam deformidades, resistência a medicamentos e casos de recidiva. Os centros de tratamento de hanseníase mais reconhecidos no Brasil, considerados referências nacionais, apresentaram suas situações atuais e as ações que têm sido implementadas.
A Fuham deu início às apresentações com uma palestra conduzida pela dermatologista Silmara Pennini. O evento contou com a participação de instituições renomadas, como o Instituto Lauro de Souza, a Fundação Oswaldo Cruz, o Centro de Referência em Dermatologia Sanitária e Hanseníase de Ribeirão Preto, entre outros.
“Neste encontro, apresentamos ao Ministério da Saúde as referências nacionais e as coordenações de controle do programa de hanseníase de todos os estados, além do que a Fuham realiza tanto no interior do estado quanto em articulação com outras regiões do Brasil, incluindo países vizinhos”, afirmou Silmara Pennini.
Integração e Capacitação em Foco
O evento foi planejado para consolidar as referências nacionais no combate à hanseníase, promover a troca de experiências e destacar iniciativas bem-sucedidas, além de reforçar a mobilização social em torno do Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a doença. A interatividade entre os profissionais de saúde foi um dos pontos altos do encontro.
“Recebemos o interesse de vários estados, e já estamos alinhando capacitações, que poderão ocorrer na Fuham ou em suas próprias localidades. A Fundação Alfredo da Matta, mais uma vez, se destaca por sua tradição em capacitar profissionais de saúde da atenção primária”, disse Éwerton Sales, comentando a importância do evento para o fortalecimento das ações de combate à hanseníase no Brasil.
