Festival Mulheres do Mundo – WOW na Maré
O Festival Mulheres do Mundo – WOW, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro no Conjunto de Favelas da Maré, é um importante evento que visa reunir mulheres de diversas origens para discutir questões globais sobre as desigualdades de gênero. Com uma programação totalmente gratuita, o festival será realizado pela ONG Redes da Maré e contará com uma vasta programação, incluindo 90 mesas de debates, 50 oficinas, performances artísticas, um campeonato de futsal e uma corrida. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla.
Esta edição do WOW é de grande relevância, pois pela primeira vez, o festival, que teve sua origem no Reino Unido em 2010, irá se expandir para 12 locais distintos nas favelas do Rio de Janeiro. Segundo Eliana Sousa Silva, diretora fundadora da Redes da Maré, “realizar um festival do porte do WOW num território de favela é afirmar a importância de olhar para a cidade de maneira igualitária, sem barreiras ou fronteiras”. Ela destaca que essa é uma oportunidade de evidenciar a rica vida cultural que pulsa na Maré.
O tema central do festival abrange tópicos cruciais como Justiça Reprodutiva e o Bem Viver, desafios climáticos nas diversas realidades de campo, cidade e território, além do enfrentamento das desigualdades econômicas e sociais. Entre as personalidades confirmadas para o evento, encontram-se figuras influentes como as escritoras Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, a pajé Japira Pataxó, as ativistas Jurema Batista e Jurema Werneck, além da artista indígena We’e’ena Tikuna. A programação ainda contará com a presença de ministras como Anielle Franco e Macaé Evaristo, e a educadora Dandara Suburbana.
Colette Bailey, diretora da Fundação WOW, ressalta que sediar o festival na Maré é, “ao mesmo tempo, uma celebração e um retorno ao lar”, reconhecendo a energia cultural e social vibrante que a comunidade traz para as discussões sobre justiça social. Essa perspectiva reforça a importância do evento como uma plataforma para o fortalecimento e empoderamento feminino.
A música também é um componente fundamental do festival. Entre as atrações confirmadas estão os renomados grupos Fat Family, Fafá de Belém, além de artistas como Priscila Senna, MC Luanna, Kaê Guajajara e BIAB, que prometem trazer uma amostra rica das diversas expressões da cena musical brasileira contemporânea.
As atividades do festival serão distribuídas por 12 locais da Maré, incluindo importantes equipamentos culturais como: Areninha Cultural Municipal Herbert Vianna, Biblioteca Popular Jorge Amado, Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto, Casa das Mulheres da Maré, e o Centro de Artes da Maré, entre outros. Esta distribuição reforça a acessibilidade do evento, que busca envolver a comunidade local, composta por cerca de 140 mil habitantes. O apoio de 25 parceiros é fundamental para a realização deste grandioso evento, que não apenas celebra a cultura, mas também promove discussões essenciais para o empoderamento e a equidade de gênero.