Fortalecendo a Gestão Turística do Patrimônio Mundial
No último dia 4 de novembro, Brasília sediou o Seminário e a Oficina intitulados “Gestão Turística do Patrimônio Mundial”, promovido pelo Ministério do Turismo em colaboração com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). O evento trouxe gestores públicos, especialistas e representantes de diversas organizações, tanto nacionais quanto internacionais, com o objetivo de fortalecer a gestão, a conservação e a promoção turística dos sítios que possuem reconhecimento da UNESCO no Brasil.
O ato de abertura do seminário representa mais um avanço na integração de políticas públicas que visam o desenvolvimento do turismo, alinhando-se com ações de preservação do rico patrimônio cultural e natural do Brasil. O país conta, atualmente, com 25 sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, todos eles reconhecidos por seu valor universal excepcional.
Sandro Serpa, secretário-executivo adjunto do Ministério do Turismo, destacou a importância da colaboração interinstitucional para assegurar a preservação e o uso sustentável desses territórios. Ele afirmou: “Fortalecer a gestão dos nossos sítios do Patrimônio Mundial é fundamental para garantir desenvolvimento sustentável, estimular o turismo qualificado e preservar a identidade cultural e natural do Brasil”.
Leia também: Juazeirenses Brilham no Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Garantem Vagas no Mundial
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Leia também: Explorando o Potencial da APA Lago do Amapá: Turismo Sustentável e Artesanato no Acre
Fonte: acreverdade.com.br
Na ocasião, Mário Nascimento, presidente da OCBPM, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre diferentes níveis de governo e instituições parceiras. “Esse encontro permite avançarmos em soluções conjuntas, ampliando o diálogo entre municípios, estados, governo federal e entidades internacionais no cuidado com nossos patrimônios culturais e naturais”, comentou.
Isabel de Freitas Paula, coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, também sublinhou o impacto estratégico do evento. Ela destacou que o seminário é um passo importante para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, visando o fortalecimento de políticas públicas integradas e o alinhamento do turismo brasileiro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Segundo Isabel, “O turismo sustentável nesses territórios promove não só a proteção do patrimônio, mas também oportunidades de renda, novos investimentos, fortalecimento da economia criativa, valorização da identidade local e melhores condições de vida para comunidades tradicionais. No Brasil, o turismo de base comunitária tem enorme potencial e importância”, concluiu.
Leia também: Turismo Sustentável Transforma a Vida na Ilha do Combu: Conheça a História de Charles
Fonte: cidaderecife.com.br
Leia também: Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul Atraí Mais de 1.200 Participantes em Lucas do Rio Verde
Fonte: ocuiaba.com.br
Programação e Oportunidades de Aprendizado
O seminário faz parte do processo de construção do Plano Nacional de Ações para a Gestão Turística do Patrimônio Mundial e se estende até esta quarta-feira, dia 5 de novembro. Durante o primeiro dia, serão apresentadas palestras com representantes de instituições nacionais e internacionais que atuam na proteção e valorização do patrimônio mundial. Já o segundo dia será voltado a uma oficina colaborativa, onde os participantes terão a oportunidade de contribuir com a definição de diretrizes e ações focadas no fortalecimento da gestão turística dos sítios culturais, naturais e mistos reconhecidos pela UNESCO no Brasil.