Uma Nova Era para o Turismo em Mato Grosso do Sul
No dia 12 de novembro de 2025, Mato Grosso do Sul deu um passo significativo para se consolidar como um destino atrativo no mercado de turismo internacional. Na terça-feira (11), a Embratur, em parceria com o Governo do Estado e a Fundação de Turismo, apresentou o Plano Brasis 2025–2027. Este encontro marcou a primeira vez em que as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil foram compartilhadas com o trade turístico local, oferecendo uma visão clara do que será necessário para promover o estado no exterior.
O documento, elaborado a partir de intensas discussões com os principais representantes do setor turístico do estado, visou criar uma estratégia coesa que aproveite as particularidades regionais. O foco principal do plano está no ecoturismo, turismo de aventura e na rica biodiversidade que Mato Grosso do Sul tem a oferecer, alinhando essas iniciativas com a estratégia nacional proposta pela Embratur.
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Bruno Reis, Diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, destacou que a metodologia do Plano Brasis considerou mais de 32 variáveis diferentes para identificar quais mercados emissores são prioritários para o estado. “A ideia é não apenas mirar em países específicos, mas sim em nichos de público com interesses variados”, explicou Reis.
Além disso, Reis comemorou os números recentes do turismo internacional no Brasil, que, pela primeira vez, superaram a marca de 7 milhões de visitantes, atingindo 7,6 milhões em outubro, superando as metas estabelecidas para o ano.
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Por sua vez, Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, ressaltou a importância do Plano Brasis para fortalecer o turismo internacional. “Este plano é um marco que reafirma as estratégias já implementadas no estado. Ele traz diretrizes específicas que reconhecem as potencialidades de cada região, ajudando os destinos que ainda carecem de um plano próprio”, afirmou Wendling. Ele enfatizou que o próximo passo envolve avaliar e ajustar as propostas para otimizar ações existentes.
“O Plano Brasis é essencial para garantir que haja uma sinergia entre as instituições que promovem o turismo no estado”, disse Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae no MS. Ela frisou que o plano facilitará o alinhamento de esforços e investimentos, baseando-se em dados concretos. “O Sebrae colabora para incluir pequenos negócios em toda a cadeia do turismo, desde a gastronomia até a hospedagem, ajudando os empreendedores a estarem preparados para o mercado internacional”, completou.