Distanciamento Político em Manaus
MANAUS (AM) – Em uma confraternização realizada na última sexta-feira, 19, no Atlético Rio Negro Clube, o senador Eduardo Braga (MDB/AM) reuniu seus aliados políticos, mas sem a presença do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). O evento contou com a participação de Omar Aziz (PSD/AM), outros parlamentares e prefeitos do Amazonas, incluindo alguns que são apoiadores do prefeito, conforme registros nas redes sociais de Braga.
Recentemente, Almeida e Aziz demonstraram sinais de um possível rompimento político. Em entrevista, o prefeito afirmou ter recuado do apoio ao senador na disputa pelo Governo do Amazonas, alegando sentir-se “desvalorizado”. Essa declaração provocou a resposta de Omar Aziz, que observou que “a soberba precede a queda”. Os dois, que anteriormente estavam alinhados, podem se tornar adversários na corrida pelo governo em 2026. Até agora, apenas Braga confirmou oficialmente sua candidatura.
A Confraternização e Seus Participantes
Eduardo Braga, que havia apoiado a reeleição de Almeida em 2024, demonstrou um claro distanciamento ao realizar um evento de final de ano sem contar com a presença do prefeito. A CENARIUM apurou que Almeida foi convidado, mas justificou sua ausência ao afirmar que não participa de eventos políticos aos sábados, em razão de sua religiosidade como membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para “guardar o sábado”. Braga, ciente dessa informação, prosseguiu com a confraternização sem esperar pela presença de Almeida.
No total, ao menos 15 prefeitos de diferentes municípios do interior do Estado marcaram presença no encontro, ao lado do senador Omar Aziz, que é um dos pré-candidatos ao governo. Estiveram presentes também os deputados federais Silas Câmara (Republicanos), Adail Filho (Republicanos) e Pauderney Avelino (União), além de vereadores de Manaus, como Jander Lobato (PSD), Kennedy Marques (MDB), e outros.
Lista de Participantes do Interior
O evento de Eduardo Braga contou com a presença de prefeitos e vice-prefeitos de diversas cidades, reforçando a aliança política ao seu redor. Entre eles estavam:
- Mateus Assayag (PSD) – Parintins;
- Marcelly Veras (PDT) – Maués;
- Plínio Cruz (Republicanos) – Tabatinga;
- Thiago Lima (MDB) – Itapiranga;
- Socorrinho Nogueira (União) – Rio Preto da Eva;
- Augusto Ferraz (Democratas) – Iranduba;
- Robson Adriel (Republicanos) – Vice-prefeito de Iranduba;
- Nicson Marreira (União) – Tefé;
- Leôncio Tundis (PT) – Urucurituba;
- Francivaldo Liborio (MDB) – Vice-prefeito de Urucurituba;
- Sales de Oliveira (Republicanos) – Tonantins;
- José Thomé Neto (PP) – Autazes;
- Valciléia Maciel (MDB) – Manacapuru;
- Nelson Nilo (MDB) – Manaquiri;
- Otávio Farias (União) – Novo Airão.
O ex-prefeito de Rio Preto da Eva e atual presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, também esteve presente. Sousa tem aparecido em eventos com David Almeida e expressado publicamente seu apoio a Omar Aziz nas próximas eleições.
O cenário político se torna cada vez mais intrigante, e a confraternização de Braga pode ser um indicativo das mudanças que estão por vir nas eleições de 2026 no Amazonas.
