Iniciativa Visa Ampliar Acesso a Cirurgias Especializadas
Os municípios de Manacapuru, localizado a 68 quilômetros de Manaus, e Itacoatiara, a 176 quilômetros da capital, iniciaram esta semana um esforço concentrado para aumentar a oferta de cirurgias eletivas. A ação faz parte da Modalidade II do Programa “Agora tem Especialistas”, que busca melhorar o acesso a procedimentos nas áreas de cirurgia geral, ginecologia e oftalmologia. Esta iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o Ministério da Saúde (MS) e as administrações locais.
O evento de lançamento oficial ocorreu na quinta-feira, 18 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru e na sexta-feira, 19 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Itacoatiara. Autoridades locais, além de representantes da SES-AM e do MS, marcaram presença para fortalecer o compromisso com a saúde pública na região.
No Hospital Geral de Manacapuru, a primeira fase das cirurgias foi realizada no dia 15 de dezembro, com um total de 150 procedimentos, incluindo cirurgias para tratamento de hérnias e vesículas, além de atendimentos ginecológicos. Em Itacoatiara, o Hospital Regional José Mendes está preparado para realizar até janeiro de 2026 um total de 600 cirurgias oftalmológicas, ampliando significativamente o atendimento especializado na região.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o Programa “Agora tem Especialistas” complementa as ações já em curso do projeto Opera + Amazonas. “Estamos somando esforços para ampliar a oferta de cirurgias e reduzir a espera no SUS. O Ministério da Saúde está adotando a mesma estratégia, que envolve o credenciamento de diferentes prestadores de serviços para garantir um atendimento mais oportuno. Com o Opera+ Amazonas, nossa meta é realizar 40 mil procedimentos adicionais até 2025”, ressaltou.
A secretária executiva adjunta de Políticas Públicas da SES-AM, Diana Lima, enfatizou a importância da parceria para priorizar o atendimento nas áreas mais distantes do estado. “Reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes é fundamental para promover a equidade no acesso aos serviços de saúde”, afirmou. Diana Lima, acompanhada pela secretária Executiva de Saúde do Interior, Rita Almeida, representou a SES-AM no evento de lançamento da nova modalidade do programa.
Levar serviços de saúde especializados para mais perto da população, especialmente em áreas interiores, é um passo importante na promoção do acesso universal à saúde. Isso resulta em um atendimento mais ágil e humanizado, fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do Amazonas.
