Debates Políticos no Natal: Uma Preocupação Menor
Uma pesquisa recente realizada pela Genial/Quaest, divulgada neste sábado (20/12), revela que a grande maioria dos brasileiros não vê com preocupação possíveis discussões políticas durante as festividades natalinas. De acordo com os dados apresentados, 76% dos entrevistados afirmaram não temer conflitos motivados por questões políticas nas celebrações de fim de ano.
Por outro lado, 21% dos participantes expressaram algum nível de receio sobre o tema gerar atritos, sendo que 11% relataram ter certa apreensão e 10% indicaram ter muito receio. Além disso, 3% não souberam ou preferiram não opinar. Esses números permanecem praticamente inalterados em comparação com a pesquisa realizada em dezembro de 2024, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Apesar da crescente polarização política no Brasil, a percepção geral é de que este assunto não deverá impactar as comemorações de fim de ano. O levantamento aponta que 87% dos brasileiros acreditam que a política não influenciará as festividades natalinas deste ano. Apenas 11% consideram a possibilidade de algum parente deixar de comparecer aos encontros familiares por conta de divergências políticas.
Tradições Natalinas Mantidas
Os dados da pesquisa ainda evidenciam a continuidade das tradições natalinas. A maioria dos entrevistados, cerca de 85%, declarou que pretende se reunir com sua família neste Natal, enquanto 13% afirmaram que não têm planos para encontros familiares durante o periodo.
A pesquisa ouviu um total de 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14 de dezembro, abrangendo todas as regiões do Brasil. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, conforme informado pela Quaest.
