Oportunidades e Inscrições para o Alistamento Militar em 2026
O Alistamento Militar de 2026 terá início no dia 1º de janeiro, marcando um importante momento para jovens brasileiros. O processo, que é obrigatório para homens que completam 18 anos, também abrirá suas portas às mulheres pela segunda vez consecutiva, permitindo que participem desse importante passo em suas vidas.
As inscrições podem ser realizadas online, acessando a página do Alistamento Online, o que inclui jovens brasileiros que residem fora do país. Para os que preferem o alistamento presencial, as candidaturas estarão disponíveis a partir de 2 de janeiro nas Juntas de Serviço Militar (JSM) mais próximas de suas residências. A lista das JSM pode ser consultada no site oficial, e o prazo para adesão se estende até 30 de junho.
Uma vez alistados, tanto homens quanto mulheres passarão por etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, incorporação ou matrícula, que acontecerão no segundo semestre de 2026. O serviço militar em si terá início em 2027, com duração de um ano. Vale ressaltar que os jovens têm a opção de prorrogar o tempo de serviço a cada 12 meses, podendo estender seu compromisso por até 8 anos, dependendo da disponibilidade de vagas, do interesse em permanecer e da aprovação das Forças Armadas.
O alistamento é fundamental para a manutenção e renovação do efetivo das Forças Armadas. Para os jovens, é uma oportunidade de servir à Pátria de forma remunerada, além de adquirir habilidades valiosas como disciplina, preparo técnico e físico, e formação cidadã. O ingresso no serviço militar, muitas vezes, representa o primeiro emprego formal para muitos, contribuindo significativamente para a definição de suas trajetórias profissionais.
Após a fase de incorporação, será necessário cumprir o Serviço Militar Inicial por um período de 12 meses. Em 2025, os números mostraram que 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para o serviço militar, refletindo a importância e a relevância dessa experiência para a juventude brasileira.
Alistamento Feminino
Introduzido pelo Ministério da Defesa em 2024, o programa de serviço militar feminino disponibiliza um total de 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. O objetivo é que esse número seja ampliado gradualmente nos próximos anos, incentivando mais mulheres a se juntarem às fileiras das Forças Armadas e contribuírem para a defesa do país.
Essas vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal, ampliando as oportunidades para mulheres em diversas regiões do Brasil.
