Atendimentos na Rede Estadual no Natal
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou um total de 4.495 atendimentos durante o feriado de Natal, abrangendo a rede de urgência e emergência em Manaus. Os dados foram coletados pelo Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), através do aplicativo Saúde em Tempo Real, desenvolvido pelo Governo do Amazonas.
A rede estadual é composta por 25 unidades, incluindo seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), todas em funcionamento 24 horas por dia durante o feriado e o ponto facultativo.
Entre a zero hora e a meia-noite do dia 25 de dezembro, os prontos-socorros registraram 102 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, sendo 78 envolvendo motocicletas e seis com carros. Além disso, as maternidades estaduais registraram 54 nascimentos e foram realizadas 72 cirurgias em diversas especialidades, incluindo ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia.
Remoções Aéreas e Atendimento de Urgência
A SES-AM também garantiu a remoção de quatro pacientes por meio do serviço de UTI aérea, possibilitando que indivíduos de municípios do interior do estado recebam atendimento especializado na capital, conforme a necessidade clínica de cada um. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, iniciou o dia 26 de dezembro, ponto facultativo para as repartições estaduais, visitando unidades hospitalares da rede.
Ela ressaltou que o plano operacional implementado pela SES-AM durante o feriado de Natal assegurou a total capacidade de funcionamento da rede de urgência e emergência, com equipes em serviço, estoque adequado de medicamentos e insumos hospitalares, além de centros cirúrgicos ativos.
“Mantivemos nossas unidades em pleno funcionamento durante o Natal. Ao todo, mais de 21 mil profissionais estiveram disponíveis para atender a população tanto na capital quanto no interior, entre Natal e Ano Novo. O planejamento para 2025 continua com foco em fortalecer a assistência à população”, afirmou Nayara.
Normalidade nos Atendimentos e Utilização de Aplicativos
Mônica Melo, secretária executiva de Assistência da SES-AM, destacou que os atendimentos ocorreram em conformidade com o Plano Tático Operacional da Assistência, que é a ferramenta de gestão que garante o funcionamento contínuo da rede estadual. “Na semana anterior aos feriados, a Secretaria intensifica o alinhamento com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) para assegurar o abastecimento de remédios e insumos. Paralelamente, as direções das unidades revisam as escalas e monitoram a capacidade instalada da rede”, explicou Mônica.
Para os 58% dos atendimentos considerados de baixa e pouca urgência, a secretária Nayara lembrou que a população tem a alternativa de realizar consultas pelo Aplicativo Saúde AM Digital. Segundo ela, a plataforma permite que qualquer pessoa faça uma consulta com um clínico geral sem sair de casa, oferecendo mais comodidade.
“Mais da metade dos atendimentos em prontos-socorros é classificada como de baixa urgência. Agora, para aumentar o acesso da população, podem realizar a consulta no conforto de suas casas. O tempo médio para o médico iniciar a consulta não ultrapassa 20 minutos”, observou.
Mutirão de Cirurgias Eletivas em andamento
Nayara também inspecionou, nesta sexta-feira, o funcionamento do mutirão Opera+ Amazonas, que está promovendo cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes, mas que já possuem data marcada. No Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), a secretária acompanhou a realização de 258 cirurgias apenas nesta sexta-feira, incluindo 100 cirurgias de catarata e 120 dermatológicas, além de procedimentos gerais como hérnia e vesícula, ginecológicos e proctológicos. Os serviços também estão sendo oferecidos na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e em outras unidades.
