Atendimentos Intensificados em Manaus
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) revelou, na última sexta-feira (2 de janeiro), que a rede de urgência e emergência atendeu mais de 17 mil pacientes durante os feriados de Natal e Ano Novo. Os atendimentos ocorreram entre os dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro, em 25 unidades que funcionaram em regime de plantão 24 horas. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, enfatizou a importância do atendimento humanizado durante esse período festivo.
Durante sua visita às maternidades, a secretária também comentou sobre os resultados expressivos na saúde do estado, incluindo um recorde de transplantes em 2025, com uma inédita realização de seis procedimentos em apenas 24 horas no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, realizada entre 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Nascimentos e Apoio às Mães
Nos quatro dias de festividades, 225 bebês nasceram nas maternidades do Amazonas. O primeiro a chegar foi o menino Pedro Henrique, que nasceu de parto cesariano à 0h08 de 2026, pesando 3,548 quilos e medindo 49 centímetros. Seu nascimento foi registrado no Instituto da Mulher Dona Lindu, localizado na zona centro-sul de Manaus. A mãe e o recém-nascido foram agraciados com uma visita da secretária e um kit de enxoval doado pelo Governo do Amazonas, que incluiu itens como fraldas, roupas e produtos de higiene.
A secretária destacou a relevância do programa Bolsa Maternidade, que oferece suporte às mães recém-nascidas: “Esse é um momento especial, que traz a simbologia do início de um novo ciclo. Estamos aqui para reforçar nosso cuidado integral com as mães e suas famílias.”
No mesmo dia, às 0h10 do primeiro de janeiro, Miguel dos Santos nasceu de parto normal, pesando 3,696 quilos. Sua mãe, Manuela Góes, relatou uma experiência positiva na maternidade: “As duas vezes que estive aqui para parto foram muito boas. O atendimento foi rápido e acolhedor, e é especial ter meu bebê comigo no primeiro dia do ano.”
Acidentes de Trânsito e Atendimento Remoto
Os acidentes de trânsito também impactaram os atendimentos durante os feriados, com 287 internações registradas. Desses, 203 vítimas eram motociclistas, representando 70% do total de acidentados. Os registros foram de 45 atendimentos no dia 24, 102 no dia 25, 53 no dia 31 e 87 no dia 1º de janeiro.
Cerca de 60% dos atendimentos realizados foram classificados como de baixa e pouca urgência. A SES-AM oferece a opção de consultas pelo aplicativo Saúde AM Digital, que permite a avaliação com clínicos gerais sem que as pessoas precisem sair de casa. Com a presença de 10 mil médicos disponíveis em regime de plantão 24 horas, o aplicativo facilita o acesso a consultas sem necessidade de filas em prontos-socorros.
A secretária Nayara Maksoud ressaltou que mais da metade dos atendimentos em prontos-socorros são de baixa urgência, que poderiam ser realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Agora, com o Saúde AM Digital, as pessoas têm a comodidade de realizar suas consultas em casa. O tempo para o médico entrar na consulta não ultrapassa 20 minutos”, explicou.
A atuação da SES-AM durante os feriados reflete um compromisso com a saúde pública e com a qualidade do atendimento em Manaus, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso a um suporte essencial, mesmo em períodos festivos.
