O Retorno do Carnaboi ao Sambódromo
Manaus/AM – O Sambódromo de Manaus se prepara para receber o Carnaboi 2026, programado para os dias 20 e 21 de fevereiro, a partir das 19h. Este evento faz parte do calendário do “Carnaval na Floresta 2026”, organizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com mais de 40 atrações, o Carnaboi reunirá artistas dos bois Caprichoso e Garantido, além de representantes de outras agremiações da região. Neste ano, a programação será temática, com foco em diferentes aspectos da rica cultura do boi-bumbá.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, revelou que o retorno ao Sambódromo atende a um anseio antigo do público e da classe artística. Ele informou que a estrutura do evento foi cuidadosamente planejada para fomentar o turismo e movimentar a cadeia produtiva cultural. “Estamos com uma expectativa enorme para essa entrega, que simboliza a passagem da chave da cultura do Carnaval para os bumbás, em um evento que projeta o Amazonas para o mundo inteiro ver”, declarou.
Programação Temática e Artistas Confirmados
Na sexta-feira, dia 20, o tema será “Boi Bumbá, Brinquedo de São João”. A programação contará com apresentações de artistas renomados como Grupo A Toada, Robson Jr., Itamar Benarrós, Márcia Novo, Helen Verás, David Assayag e Erick Juan, além dos bois Tira Prosa e Corre Campo. O aguardado show especial de Garantido e Caprichoso está programado para ocorrer entre 23h e 0h20. No dia seguinte, sábado (21), com o tema “Originários da Terra”, sobem ao palco artistas como Vanessa Alfaia, Márcio do Boi, Leonardo Castelo, Prince do Caprichoso e Edilson Santana, com um novo espetáculo dos bois oficiais entre 23h30 e 0h50.
Expectativas e Emoção dos Artistas
O clima é de celebração entre os artistas e representantes das agremiações com o retorno ao Sambódromo. Leonardo Castelo, levantador de toadas do Boi Garantido, expressou sua empolgação, afirmando que essa mudança era esperada por todos os torcedores. “Com certeza, este ano vai ser maravilhoso. Vamos retornar aos tempos áureos do Carnaboi aqui no Sambódromo”, afirmou. O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, também compartilhou suas expectativas, mencionando a importância do espaço tradicional para o movimento e prevendo uma grande participação do público. “Estou certo de que o Sambódromo vai trazer boas memórias e que a população manauara vai comparecer em massa ao Carnaboi”, declarou.
