Cavalaria Aumenta a Segurança nas Praias de Salvador
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) implementará um reforço significativo em seu patrulhamento em Salvador com a inclusão de 70 cavalos durante a Operação Verão 2025/26, que se estenderá até abril de 2026. Esses animais, especialmente treinados para atuar tanto em terrenos sólidos quanto em areia de praia, oferecem uma visão ampliada para os policiais, permitindo a detecção de situações de risco com mais antecedência.
Os pontos estratégicos, como a orla da Boca do Rio, estarão sob vigilância constante da cavalaria. A enfermeira Adriana Maynart, de 42 anos, expressou sua satisfação com a presença dos policiais montados: “A visão do patrulhamento, da cavalaria e dos agentes em locais estratégicos me traz uma sensação de segurança. Isso é maravilhoso”, afirmou.
Bairros que recebem grande fluxo de pessoas e áreas turísticas, como Stella Mares, Itapuã, Boca do Rio, Jardim dos Namorados, Barra, São Tomé de Paripe e Bonfim, contarão com um efetivo reforçado. No Comércio, a atuação da PM se concentrará em áreas de movimentação de cruzeiristas, ampliando ainda mais a segurança na região. O Major Vinícius Moreno, comandante da Cavalaria da PMBA em Salvador, ressaltou que “a presença da tropa montada tem um impacto direto na redução de ocorrências de furtos e roubos, além de outros delitos que afligem o cidadão”.
Um policial montado é considerado equivalente a dez agentes a pé, e a comunicação entre as equipes é realizada através de rádio, viaturas, bicicletas, drones e câmeras de videomonitoramento. Essa estratégia de patrolagem é coordenada pelo Comando de Operações Especiais, que garante uma cobertura eficaz, evitando que áreas fiquem desassistidas. Assim, a PMBA reforça seu compromisso com a segurança pública durante a movimentada temporada de verão na capital baiana.
