Iniciativa Visa Fortalecer o Comércio Local
Com a proposta de tornar as compras públicas mais acessíveis e eficientes, o programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/MS em colaboração com o Governo do Estado e prefeituras municipais, está ajudando pequenos negócios locais a se inserirem nas oportunidades de mercado. No segundo semestre de 2025, municípios como Antônio João, Tacuru, Caarapó, Chapadão do Sul, Jaraguari, Jardim e São Gabriel do Oeste finalizou o Plano de Contratação Anual (PCA), documento essencial para o planejamento de compras de produtos e serviços, permitindo que as empresas locais se preparem para participar de licitações.
O programa, que conta com oito eixos de atuação, inclui um foco específico em Compras Públicas onde o Sebrae oferece consultoria para aprimorar processos licitatórios e implementar estratégias que garantam a priorização de pequenos negócios nos editais. Essa abordagem é respaldada pela legislação vigente, promovendo um tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas.
“A melhoria nos processos de licitação e a adoção de medidas legais que priorizam os empresários locais aumentam a competitividade dos pequenos negócios e os incluem no desenvolvimento econômico da cidade. Quando um empreendedor é vencedor de um pregão, o valor recebido é um investimento que permanece no município, fortalecendo o comércio local e gerando emprego e renda”, afirma Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.
