Construção do Parque Encontro das Águas em Manaus
Localizado em um dos cenários mais belos do planeta, o projeto do parque Encontro das Águas Rosa Almeida avança significativamente sob a administração da Prefeitura de Manaus. Esta é a primeira obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer no Amazonas e está sendo erguida no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade. A construção combina as célebres curvas do arquiteto com a grandiosidade do ponto onde os rios Negro e Solimões se encontram, prometendo se tornar um marco arquitetônico, cultural e turístico.
O parque Encontro das Águas visa transformar a localidade em um espaço de apreciação e valorização da cultura amazônica. Um dos aspectos mais notáveis desta obra é a complexidade envolvida em sua engenharia. A contenção do talude está a cargo da técnica de jet grouting, que consiste na injeção de concreto diretamente no solo. Este processo inclui 73 estacas inclinadas, formando uma estrutura sólida sob a superfície, sendo que uma das estacas, com 44 metros de profundidade, está posicionada a 34 graus.
Após o avanço dessa última linha de jet grouting, será realizada a cravação de pranchas metálicas que servirão como proteção da base. Além disso, uma escada hidráulica de concreto está sendo implantada, enquanto operários plantam grama e realizam a hidrossemeadura nos taludes, criando uma cortina verde que embeleza a encosta.
Enquanto isso, andamentos paralelos também estão em alta. Os quiosques da área estão 95% finalizados, incluindo a instalação de luminárias e cabeamento elétrico. O espaço administrativo e a guarita estão cerca de 85% concluídos, com trabalhos finais em cerâmica e pintura interna.
No setor destinado ao museu, que abriga a icônica “Oca”, as equipes estão focadas nas vigas baldrames, formas e armações necessárias antes da concretagem principal. Adjacente a essa área, a construção do restaurante panorâmico segue em ritmo acelerado, permitindo uma vista deslumbrante do encontro dos rios. Neste espaço, iniciam-se a montagem das formas para pilares e concreto, além da construção do muro de contenção.
O prefeito David Almeida expressou sua empolgação com o projeto, enfatizando: “O nosso maior cartão-postal natural está ali atrás, o Encontro das Águas. Iniciamos a concretagem das fundações do restaurante; e à esquerda, estamos na fase final da concretagem da Oca, a grande cúpula do Encontro das Águas, obra de Oscar Niemeyer, que deixaremos como legado da nossa gestão”.
Com mais de 120 mil metros quadrados e um mirante voltado para a confluência dos rios, o parque reunirá elementos de turismo, meio ambiente, lazer e uma arquitetura monumento. O espaço será composto por um museu, um restaurante, quiosques, áreas verdes, zonas de contemplação, trilhas, acessibilidade total e estruturas de convivência.
O método de jateamento de alta pressão, conhecido como jet grouting, é uma técnica moderna de estabilização de solo que envolve a injeção de materiais sob alta pressão e velocidade. Considerado eficiente e rápido, esse método é ideal para a criação de fundações em terrenos naturais e tem sido crucial para o progresso das obras no parque.