Recaptura de Detentos e Intensificação das Buscas
O número de detentos recapturados após uma fuga em massa de um presídio em Maués, no interior do Amazonas, subiu para cinco. Na manhã deste sábado (27), três foragidos foram encontrados em uma área de mata rural na região. Das 14 pessoas que conseguiram escapar na quarta-feira (24), ainda há nove foragidos à solta.
A fuga, que ocorreu durante o banho de sol na véspera de Natal, foi possibilitada pela serragem de uma grade de proteção que dá acesso ao pátio da unidade prisional. De acordo com a Rede Amazônica, os detentos recapturados são Cristian Douglas Barão Lima, Uily Cardoso Pereira e Kerlisson de Oliveira Rodrigues.
A operação policial que resultou na recaptura desses foragidos foi acionada por uma denúncia que apontou o local em que eles estavam escondidos, próximo à Comunidade do Camarão. Ao chegarem ao local, as autoridades conseguiram prender o trio e trazê-los de volta à prisão. Durante a ação, armas de fogo foram apreendidas, embora a quantidade exata não tenha sido divulgada.
Na quinta-feira (25), Rodrigo do Carmo Tavares foi recapturado em um terreno perto da estrada do Bacabal. Horas depois, Ener Ferreira Mendonça também foi localizado e preso. A lista de foragidos ainda inclui outros nove detentos, cujos nomes são:
- Alberte da Silva Sarrae
- Vitor Gabriel Gonçalves Pantoja
- Robert William Gonçalves Pantoja
- Victor Hugo e Silva Moreira
- Breno Leão da Silva
- Dioncemar de Oliveira Rodrigues
- Luiz Prestes Caldeira Neto
- Henrique Bernardo de Azevedo Mendonça
- Clenilson Soares Gama
A unidade prisional em questão, inaugurada neste ano, possui capacidade para 125 detentos, mas abrigava apenas 67 até a data da fuga. O presídio atende não apenas Maués, mas também outros seis municípios da região do Baixo Amazonas.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que está investigando as circunstâncias que levaram à fuga e já acionou os órgãos do sistema de Justiça para acompanhamento do caso. O órgão ressaltou que as Forças de Segurança Integradas estão trabalhando de forma coordenada para capturar os foragidos restantes.
“A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enviou um reforço para Maués com o objetivo de apoiar as buscas. Policiais do Batalhão de Choque e da Companhia de Operações Especiais (COE) estão atuando em conjunto com a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no município”, afirmou a Seap em nota oficial.
