Formação que Faz a Diferença no SUS
Nesta quinta-feira (5), em Manaus (AM), o Ministério da Saúde celebrou a formatura de 3.674 novos profissionais no programa Mais Saúde com Agente. Dentre os formandos, 2.706 são Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 968 Agentes de Combate às Endemias (ACE). Esse evento não apenas representa a conclusão de um ciclo, mas também destaca o compromisso do governo em fortalecer as equipes que atuam na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde, proporcionando melhoria na qualidade do atendimento à população amazonense.
Durante a cerimônia, o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzey Timóteo, enfatizou a relevância de investir na capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “A política pública só se concretiza quando alcança a população. E ninguém está mais próximo do povo do que os agentes comunitários e de combate às endemias. Investir na formação técnica desses profissionais é uma maneira de defender a vida, fortalecer o SUS e proporcionar cuidado constante à comunidade”, explicou Timóteo. Ele ressaltou que essa formatura simboliza não apenas a entrega de diplomas, mas um forte compromisso com o território, o conhecimento local e com um sistema de saúde mais humano e eficaz, especialmente diante dos desafios que o Amazonas e a Amazônia enfrentam.
Programa de Formação Inovador
O programa Mais Saúde com Agente tem como meta oferecer uma formação de nível técnico aos agentes de saúde em todo o Brasil. O curso foi estruturado de maneira híbrida, com 40% da carga horária dedicada ao Ensino a Distância (EaD) e 60% a atividades práticas nas áreas de atuação dos participantes. Essa abordagem inovadora favorece uma conexão mais profunda entre os agentes comunitários e endêmicos, promovendo um trabalho colaborativo e estimulando diálogos, ações educativas e práticas que ampliam a visão crítica e o escopo de ação desses profissionais.
O resultado desse modelo se reflete na qualidade do atendimento à população e no fortalecimento das redes locais de saúde. “O agente de saúde está presente onde muitas políticas públicas não conseguem chegar: nas situações mais críticas e desafiadoras do país. É através desses profissionais que o poder público se aproxima das famílias, das comunidades e de suas realidades, garantindo cuidado, presença e dignidade”, afirmou João Bosco, vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS).
Mostra Nacional do Programa em 2026
Além do apoio do Ministério da Saúde, o programa conta também com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Nos dias 18 e 19 de março de 2026, Brasília (DF) sediará a Mostra Nacional do Programa Mais Saúde com Agente, onde 200 trabalhos de todas as regiões do Brasil serão apresentados. Cada proposta contará com dois autores principais e os 400 agentes selecionados terão suas participações integralmente custeadas para compartilhar suas experiências na capital federal.
Durante o evento, também haverá premiação para dois trabalhos de cada região, cujas histórias serão registradas em um web documentário produzido pelo Conasems. Essa iniciativa não apenas valoriza o trabalho dos agentes, mas também projeta as experiências exitosas que se tornam referência para futuras ações no campo da saúde pública.
