Homem é preso em operação policial em Manaus
A prisão preventiva de um homem suspeito de aplicar golpes através de uma falsa metalúrgica foi realizada por equipes do 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com o suporte do 22º DIP, na rua Monte Sião, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. De acordo com informações da delegada Déborah Barreiros, o criminoso se especializava na confecção de portões e atraía clientes prometendo serviços de qualidade.
O modus operandi do suspeito envolvia a realização de medições na casa das vítimas, nas quais ele pedia um adiantamento de 50% do valor acordado. “Ele anunciava os serviços de confecção de portões e era chamado pelas vítimas para realizar medições nas residências, com a condição de receber metade do pagamento antes mesmo de iniciar os trabalhos. O suspeito costumava estipular prazos para entrega, mas não os cumpria”, detalhou a delegada.
As investigações começaram após uma das vítimas perceber que havia caído em um golpe e decidiu denunciar a situação às autoridades. Com base nas imagens registradas durante a visita do suspeito à residência, os investigadores conseguiram identificar o homem. “A equipe de investigação conseguiu a identificação dele a partir das imagens apresentadas pela vítima, do momento em que ele esteve na casa dela”, complementou Déborah Barreiros.
Ainda segundo a delegada, o suspeito utilizava uma identidade falsa para aplicar os golpes e já acumulava diversas denúncias desde 2021, levantando a hipótese de que outras pessoas possam ter sido enganadas por ele. “Como ele usava outro nome, acreditamos que há outras possíveis vítimas devido à identidade falsa que ele utilizava para cometer os crimes”, afirmou.
As investigações permanecem em andamento, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos nos golpes. O homem enfrenta acusações de estelionato e será mantido à disposição da Justiça. A Polícia Civil também orienta que outras vítimas que possam ter sido enganadas busquem o 16º DIP ou a delegacia da sua área para registrar suas ocorrências.
O caso traz à tona a importância de os cidadãos estarem alertas em relação a ofertas muito abaixo do preço de mercado, especialmente em serviços que envolvem pagamento antecipado. Com a prisão, a polícia espera coibir novas fraudes desse tipo e garantir maior segurança à população.
