Campanha Janeiro Roxo em Manaus
Manaus/AM – A Prefeitura de Manaus inicia, nesta segunda-feira (12/1), a campanha Janeiro Roxo 2026, que visa intensificar o combate à hanseníase na cidade. O lançamento oficial da ação está agendado para as 8h, na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), situada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital.
O evento contará com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promovendo uma ação integrada para conscientização sobre a doença. Além disso, o público presente poderá usufruir de uma série de serviços gratuitos, tais como:
- Atendimento Médico: Consultas em clínica geral, dermatologia e pediatria.
- Imunização: Atualização do calendário básico de vacinação.
- Assistência Social: Acesso aos serviços do Cadastro Único (CadÚnico).
- Bem-estar: Ações voltadas para autocuidado e promoção da saúde.
Importância do Diagnóstico Precoce
A campanha Janeiro Roxo, que se estenderá por todo o mês, tem como meta reverter os alarmantes índices da hanseníase na capital amazonense. Segundo dados fornecidos pela Semsa, em 2025, Manaus registrou 106 novos casos da doença, evidenciando uma preocupação crescente entre as autoridades de saúde, especialmente em relação aos jovens: dos novos registros, dez ocorreram em menores de 15 anos.
A hanseníase, uma infecção de evolução lenta, apresenta como um dos maiores desafios o diagnóstico tardio, que pode levar a deformidades e deficiências físicas permanentes. A boa notícia é que, quando detectada precocemente, a doença é curável e o tratamento é disponibilizado de forma gratuita pela rede pública de saúde.
É fundamental que a população esteja ciente dos sinais e sintomas da hanseníase, além de aproveitar os serviços oferecidos na campanha para garantir uma saúde melhor e mais informada. O conhecimento é a primeira linha de defesa no combate a essa doença.
