Corpo de Bombeiros Intensifica Operações
MANAUS (AM) – As operações de busca pelos desaparecidos do naufrágio ocorrido no Encontro das Águas, na última sexta-feira, 13, continuam e já entram no quinto dia. Na terça-feira, 17, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) percorreu cerca de 212 quilômetros pelo rio Amazonas, dentro de uma área de busca que abrange 320 quilômetros quadrados. O objetivo é encontrar as vítimas do acidente envolvendo a lancha Lima de Abreu XV.
Um efetivo de 69 profissionais, incluindo 20 mergulhadores, 15 embarcações, um detector de metais e até um helicóptero, está comprometido com as operações de resgate. Além disso, o CBMAM utiliza três sonares subaquáticos, sendo dois destinados à leitura do leito do rio e um terceiro focado na detecção de metais.
Força-tarefa Mobiliza Diversos Órgãos Estaduais
A força-tarefa para as buscas conta com a colaboração de diversos órgãos estaduais, como a Defesa Civil, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além da Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Juntos, eles apoiam as ações de busca, salvamento e assistência às famílias afetadas pelo naufrágio.
Na mesma data, técnicos da Seas entregaram à representação de Nova Olinda do Norte uma mochila e uma carteira com documentos pessoais de um dos desaparecidos. Esses itens foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros a aproximadamente 70 quilômetros do local do incidente.
Atendimento Psicológico para Sobreviventes e Famílias
O Governo do Amazonas está oferecendo suporte psicológico aos sobreviventes e às famílias das vítimas do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV. Para quem necessita desse tipo de atendimento, o Estado disponibilizou o telefone (92) 99489-8454.
Relembre o Caso
O naufrágio da lancha Lima de Abreu XV ocorreu durante o trajeto entre Manaus e Nova Olinda do Norte, nas proximidades do Encontro das Águas. Segundo informações divulgadas, 71 pessoas foram resgatadas, mas a embarcação não possuía coletes salva-vidas, o que gerou um cenário de desespero entre os passageiros.
Imagens compartilhadas nas redes sociais retrataram o momento do resgate, capturando o desespero de mães com bebês no colo e idosos na água do Rio Solimões. “Estão resgatando um por um. Olha um bebezinho de colo ali. Cheio de criança, muita criança”, relatou uma testemunha que acompanhou o resgate.
Vítimas Identificadas e Desaparecidos
Infelizmente, o naufrágio resultou em três vítimas fatais: Samila de Souza Oliveira, de apenas 3 anos; Lara Bianca Bezerra Lopes, estudante de Odontologia de 22 anos; e Fernando Grandêz, cantor e levita da Assembleia de Deus. A busca continua por outros cinco desaparecidos, que foram identificados como: Ana Carla Izel, advogada de 40 anos; Apoliana Oliveira, de 36 anos; Patrícia Barroso da Silva, de 33 anos; Renato Alan Melo Basto, de 40 anos; e Romualdo Marcião de Almeida, de 80 anos. A embarcação foi localizada a cerca de 50 metros de profundidade do local do acidente.
