Impacto da Neblina no Aeroporto de Manaus
A neblina intensa que atingiu Manaus na madrugada desta quinta-feira (9) provocou o desvio de dez voos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Entre 4h e 6h30, a visibilidade estava seriamente comprometida, levando a suspensão das operações aéreas durante esse período.
Imagens captadas pela equipe da Rede Amazônica documentam a situação, mostrando filas de passageiros que aguardavam informações sobre seus voos no interior do aeroporto. A Avenida Santos Dumont, principal acesso ao terminal, também ficou envolta pela densa neblina. Assista ao vídeo acima para mais detalhes.
Orientações aos Passageiros
Leia também: Água Quente se prepara para o período chuvoso com ações preventivas efetivas
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Rio de Janeiro: Chuva Prevista em Áreas Específicas nesta Terça-feira (07)
Fonte: agazetadorio.com.br
A direção do aeroporto recomendou que os passageiros afetados pelos desvios entrem em contato com suas respectivas companhias aéreas para atualizações sobre remarcar viagens e horários de voos.
Entendendo a Neblina por Trás do Fenômeno
Segundo a meteorologista Andréa Mendes, a formação da neblina é resultado de uma combinação de alta umidade, temperaturas amenas e instabilidades atmosféricas decorrentes de sistemas de alta e baixa pressão que atuam na região.
“Utilizamos um termo na meteorologia conhecido como cavado invertido, que está entre os fatores contribuindo para essa nebulosidade. Estamos sob a influência de uma circulação de alta pressão, e na periferia dela, há instabilidade atmosférica. A presença significativa de vapor d’água na atmosfera também favorece a formação da neblina”, esclareceu Andréa Mendes.
Ciclo Natural da Neblina em Manaus
A meteorologista destacou que esse fenômeno é mais frequente nas primeiras horas do dia, quando o ar está mais úmido e frio, apresentando temperaturas entre 18°C e 20°C.
“Geralmente, essa neblina começa a dissipar-se com a luz do sol e o aumento da temperatura. À medida que o dia avança, e os raios solares aparecem, o fenômeno se desfaz naturalmente”, completou.
Condições Climáticas e o Início do Período Chuvoso
Andréa também mencionou que essa neblina pode estar associada ao início do período chuvoso na Amazônia. “O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já emitiu um aviso de possibilidades de chuva para Manaus. As chuvas mais intensas devem ser esperadas para o final de semana. Este padrão é característico da Amazônia, sinalizando o começo do período chuvoso, que se estende até meados de maio do próximo ano”, explicou.
Além disso, a meteorologista alertou que chuvas isoladas podem ocorrer na quinta (9) e na sexta-feira (10), especialmente à tarde, devido ao aquecimento e à elevada umidade do ar, com possibilidade de trovoadas e ventos fortes acompanhando as precipitações.