Ponto facultativo em Manaus para partida da Seleção Brasileira
Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas anunciaram ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo Fifa 2026. A partida está marcada para as 13h, no horário local, e mobiliza servidores municipais e estaduais.
No âmbito municipal, o prefeito Renato Junior assinou o decreto que foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quinta-feira, 25 de junho. A medida abrange órgãos e entidades da administração pública municipal, destacando a participação da Seleção Brasileira no torneio como uma expressão cultural relevante para o país.
Serviços essenciais e organização do expediente
O decreto municipal garante o funcionamento dos serviços essenciais, conforme estabelece a legislação. Além disso, delega aos gestores das unidades municipais a responsabilidade de ajustar, quando necessário, o horário de atendimento de acordo com critérios de conveniência e interesse público.
Leia também: Cortes Inspirados na Seleção Brasileira Movimentam Barbearias em Manaus na Véspera da Copa do Mundo
Leia também: Éder Militão Passa por Cirurgia e Desfalca Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026
A Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad) ficará encarregada de organizar o banco de horas referente ao ponto facultativo para posterior compensação pelos servidores do Poder Executivo municipal.
Folga de quatro dias para servidores estaduais
Já no Governo do Amazonas, os servidores públicos estaduais terão quatro dias de folga. Além do ponto facultativo na segunda-feira (29), o Estado liberou também a sexta-feira (26), em virtude da abertura do Festival de Parintins 2026.
Durante o período de ponto facultativo, os serviços essenciais como saúde, segurança e emergências continuarão em operação. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), os Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs), unidades ambulatoriais, setores da Educação e parte dos espaços culturais estarão suspensos e retomarão as atividades na terça-feira (30). Agendamentos no Detran poderão ser atendidos na semana seguinte, respeitando o horário habitual.
Leia também: Camisa da Seleção Brasileira para Copa de 2026 Chega a R$ 749 em Manaus
Leia também: Transmissões da Copa do Mundo 2026 impulsionam arenas de torcida em Manaus
Manutenção dos serviços de saúde e segurança
Na saúde, as 25 unidades estaduais de urgência e emergência em Manaus permanecem abertas, assim como os hospitais dos 61 municípios do interior, que seguem em regime de plantão. Para casos leves, o aplicativo Saúde AM Digital oferece atendimento com clínico geral 24 horas, evitando deslocamentos a UPAs, SPAs ou prontos-socorros.
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) manterá a coleta de sangue na sexta-feira (7h às 18h), sábado (7h às 17h) e segunda-feira (7h às 12h). No domingo, não haverá coleta, porém os serviços de urgência e internações funcionarão normalmente.
Na área de segurança pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e delegacias de plantão garantirão atendimento regular. Os números de emergência permanecem ativos: 190 para Polícia Militar, 193 para Corpo de Bombeiros e 181 para denúncias.
