Evento Focado em Inovação e Experiência no Setor Turístico
No dia 17 de março, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), em colaboração com o Governo do Estado através da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realiza o Seminário “Turismo do Futuro: Experiência, Inovação e Negócios”. O foco do evento é a qualificação e o fortalecimento do trade turístico na região amazônica.
A programação, que ocorrerá no auditório da Amazonastur, localizado no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus, está agendada para as 14h às 17h30. O seminário reunirá empreendedores, gestores públicos, líderes e profissionais do setor, todos interessados em explorar tendências que já impactam o turismo global, como o turismo de experiência, inovações na jornada dos visitantes e a aplicação da inteligência artificial na criação, gestão e comercialização de produtos turísticos.
O evento contará com palestrantes de renome tanto nacional quanto internacional. Entre eles, Patrícia Albanez, coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Paraná, que compartilhará estratégias para estruturar produtos turísticos que encantem os visitantes e agreguem valor aos destinos. Além dela, Alejandro Mullor, líder global de turismo da Microsoft, irá discutir como a inteligência artificial e as tecnologias digitais estão transformando destinos e modelos de negócios ao redor do mundo.
Oportunidade para Transformar o Setor Turístico
De acordo com Carlos Fábio de Souza, gestor de projetos de turismo do Sebrae no Amazonas, o seminário é uma oportunidade estratégica para o estado. “Os participantes podem esperar um evento inspirador e prático, focado em tendências que estão revolucionando o turismo tanto no Brasil quanto no exterior. Iremos abordar o turismo de experiência, inovação e a aplicação de tecnologias, além da inteligência artificial nos negócios turísticos. Para o Amazonas, isso representa uma ampliação da visão sobre como valorizar nossa sociobiodiversidade, cultura e territórios, transformando esses ativos em produtos turísticos estruturados e competitivos”, explica Carlos Fábio.
A proposta do seminário é também fortalecer o papel das instituições no desenvolvimento do setor. “O objetivo do Sebrae e da Amazonastur é preparar empreendedores, gestores públicos e lideranças para o futuro do turismo, incentivando a inovação, a qualificação e a compreensão de mercado. Queremos fortalecer as cadeias produtivas, estimular o turismo de base comunitária e aumentar o uso de tecnologia na promoção e gestão dos destinos amazônicos”, afirma o gestor.
Compromisso com Sustentabilidade e Cultura Local
Ao fomentar a conexão entre conhecimento, mercado e território, o seminário reafirma o compromisso com um modelo de desenvolvimento que gera renda, valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente. “O futuro do turismo no Amazonas está atrelado a experiências autênticas, inovação responsável e ao fortalecimento dos pequenos negócios. Através desse debate, Sebrae e Amazonastur contribuem para que o turismo amazônico cresça de forma planejada, competitiva e alinhada à conservação ambiental e à valorização das comunidades locais”, conclui Carlos Fábio.
O evento ainda conta com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas (ABAV/AM) e do Amazonas Destinations, entidades que visam fortalecer a integração institucional e o desenvolvimento do setor no estado. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas e podem ser realizadas pelo link: https://forms.office.com/r/DazhnzNnsj
