Capacitação Marca Avanço na Gestão Pública
A Prefeitura de Manaus, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), em conjunto com a Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), finalizou na última sexta-feira, 16 de janeiro, um treinamento inovador para a utilização do novo Sistema de Auditoria Interna. O evento ocorreu na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e teve como objetivo aprimorar as habilidades dos servidores municipais na gestão de auditorias.
Esse treinamento representa um passo significativo para a transformação da gestão pública local, visando implementar mecanismos mais eficazes para garantir a transparência e a responsabilidade no uso dos recursos públicos.
“Esse treinamento é um marco histórico para a Prefeitura de Manaus. Sob a liderança do prefeito David Almeida, modernizamos a auditoria da CGM, um aspecto crucial para que nossos servidores desempenhem suas funções de maneira exemplar. Assim, conseguimos avançar rumo a uma administração ainda mais transparente para nossa cidade”, destacou Lucilene Viana, controladora-geral em exercício.
A capacitação, que durou quatro dias, envolveu os servidores da Controladoria-Geral e uma equipe de especialistas da Prodam. Nesse período, os participantes tiveram a oportunidade de se familiarizar e receber treinamento intensivo no novo Sistema de Auditoria Interna.
Com a conclusão do curso, o corpo técnico da CGM está agora equipado para realizar auditorias internas usando uma ferramenta automatizada e inovadora. Essa nova abordagem promete agilizar os processos de fiscalização, tornando-os mais seguros e eficientes, contando com um sistema que utiliza inteligência de dados para assegurar a aplicação transparente dos recursos públicos.
“Trata-se de um sistema inovador que permitirá que as auditorias da gestão sejam conduzidas de maneira mais rápida, mantendo o foco na transparência e na eficiência das demandas da sociedade”, afirmou Joabe Riker, diretor do Departamento de Controladoria.
O novo sistema de auditoria substitui os procedimentos manuais por um processo moderno e automatizado. Essa mudança não só proporciona auditorias mais seguras, mas também reduz a margem de erro, otimiza o tempo de resposta do controle interno e assegura uma gestão com objetivos bem definidos, reduzindo a burocracia e promovendo uma atuação estratégica e eficiente na administração municipal.
