Problemas de Rotulagem Levam à Suspensão
Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a suspensão da comercialização do lote CC28525493 do chocolate branco Laka, com 145g, produzido pela Mondelez Brasil. A decisão foi motivada pela constatação de que o produto estava sendo vendido em embalagem inadequada. Além da proibição de venda, a Anvisa também determinou a suspensão da distribuição e publicidade do lote em questão.
A determinação foi emitida após a Mondelez Brasil informar à Anvisa sobre o recolhimento voluntário do lote e a retirada do produto do mercado. A empresa detectou que houve uma troca de embalagem entre o chocolate Laka e o Laka Oreo, o que resultou em uma falha de rotulagem.
De acordo com a agência reguladora, essa falha técnica implica em que os ingredientes listados no rótulo não correspondem aos efetivamente contidos no produto. Um ponto crítico é a ausência da declaração obrigatória sobre a presença de glúten, informação vital para indivíduos com condições de saúde específicas, como celíacos e alérgicos ao glúten. Portanto, a falta desse aviso pode acarretar sérios riscos à saúde desses consumidores.
Em um comunicado enviado ao Estadão, a Mondelez Brasil ressaltou ter tomado a iniciativa de recolher o chocolate com a embalagem trocada de forma preventiva e garantiu que o produto em si não apresenta problemas de qualidade. A empresa ainda informou que os consumidores que compraram o lote afetado podem trocá-lo por outra unidade da mesma linha da marca. Para efetuar a troca, os clientes devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 704 1940, disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, exceto feriados.
