Curitiba em Destaque: Estratégias para o Turismo
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta segunda-feira (10), a visita de Rodrigo Swinka, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), e Marc Sousa, secretário de Comunicação Social. Durante a apresentação, foram revelados os dados atualizados sobre o turismo na cidade e a nova campanha ‘Partiu Curitiba’, que tem como objetivo reposicionar a capital paranaense como um destino turístico tanto nacional quanto internacional. Lembrando que, no ano passado, pela primeira vez, o turismo de lazer superou o turismo de negócios, um sinal claro de crescimento no setor. O fluxo de visitantes saltou de 5,8 milhões em 2018 para impressionantes 8,2 milhões em 2024.
Conforme a Pesquisa de Demanda Turística 2024, realizada pelo IMT, a maioria dos turistas que visita Curitiba provém de São Paulo (25%), seguido pelo interior do Paraná (16%) e Santa Catarina (11,7%). Os dados mostram que apenas 2,9% do total de turistas são estrangeiros, correspondendo a aproximadamente 237 mil visitantes. A pesquisa também revelou que 54,2% dos turistas optam por se hospedar em hotéis, enquanto 28,7% ficam em casas de amigos e 10,7% utilizam locações temporárias. A maioria dos visitantes chega à cidade de carro (61,5%), com avião (19,2%) ou ônibus (13,1%), com uma permanência média de cerca de 3,9 dias e um gasto médio diário estimado em R$ 409,30 por pessoa.
Durante a apresentação dos dados, Swinka destacou o Portal do Turismo Inteligente (Poti), uma plataforma digital que reúne indicadores e análises sobre o setor turístico. Ele afirma que “hoje Curitiba é referência nacional como Destino Turístico Inteligente, exportamos nossa tecnologia e nossa capacidade de gestão para todo o Brasil”. O presidente do IMT ainda explicou que a cidade almeja atingir a excelência no modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI), buscando certificação internacional. “Curitiba está pronta para receber o turista, temos esse perfil de atender bem e cuidar de quem vem nos visitar”, complementou.
Agenda de Natal 2025: O Melhor do Natal Curitibano
Leia também: Prefeito Eduardo Pimentel Celebrando Cultura e Gastronomia na Expo Índia
Fonte: curitibainforma.com.br
Durante a apresentação, Swinka também enfatizou a importância do Natal para o turismo em Curitiba. “Estamos nos esforçando para proporcionar o melhor e mais seguro Natal do Brasil, e hoje nos consolidamos como o maior Natal do país”, afirmou. No último ciclo natalino, que aconteceu entre 22 de novembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, a Prefeitura organizou 180 atrações, atraindo um público estimado em 2,28 milhões de pessoas, com uma taxa de aprovação de 97% nas pesquisas de satisfação. Deste total, 230 mil visitantes eram turistas de outros países.
Para este ano, a Prefeitura de Curitiba está preparando 44 dias de comemorações, que contarão com a estreia do primeiro espetáculo da Disney no Brasil. Segundo Rodrigo Swinka, “a Disney representa uma atração extremamente relevante, que posiciona Curitiba em um cenário nacional”. Ele ainda comentou sobre a atração que a parceria com a Disney teve nas feiras do setor, incentivando o público a conhecer mais sobre a cidade. Em 2025, Curitiba participará de 74 eventos nacionais e internacionais, incluindo o Salão Nacional do Turismo e a WTM Londres.
Campanha ‘Partiu Curitiba’: Estímulo à Criatividade Local
Em sequência, o secretário de Comunicação, Marc Sousa, apresentou a nova campanha ‘Partiu Curitiba’, desenvolvida em colaboração com o IMT. A campanha inclui uma marca turística própria, um filme promocional, ações com influenciadores e uma divulgação ampla pela imprensa. “Discutir comunicação no setor de turismo é sempre um prazer, pois traz um tema leve, que se destaca em meio a tantas notícias cotidianas difíceis, permitindo que falemos da nossa cidade de forma entusiástica”, comentou Sousa.
Ele destacou que a campanha tem como objetivo reforçar o orgulho local e suscitar o interesse de novos visitantes, unindo criatividade e a identidade curitibana. “O prefeito nos incumbiu de reposicionar Curitiba no cenário turístico nacional, pois ele deseja que o Brasil olhe para nossa cidade com vontade de conhecê-la”, concluiu o secretário. Segundo ele, o foco não é apenas promover uma imagem positiva de Curitiba, mas também construir uma marca que represente tudo o que a cidade tem a oferecer aos turistas.