Nova Rota Internacional de Manaus para Caracas
A partir de 6 de outubro, o Amazonas ganhará uma nova conexão internacional com o retorno dos voos diretos entre Manaus e Caracas. O anúncio foi feito em um evento no auditório da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio) e é uma iniciativa da Rutaca Airlines. Essa nova rota faz parte de um esforço do Governo do Amazonas, através da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), para aumentar a conectividade aérea e impulsionar o turismo entre o Brasil e a Venezuela.
Segundo Marcel Alexandre, presidente da Amazonastur, a retomada dessa rota é fruto de uma colaboração entre várias instâncias governamentais. “Estamos comprometidos em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir o sucesso dessa parceria. Essa é uma prioridade do Governo do Amazonas, assim como do Governo Federal, da Embratur e do Ministério do Turismo. O objetivo é promover o desenvolvimento e manter o Brasil em destaque no setor de turismo, consolidando o Amazonas como um dos principais polos desse crescimento”, afirmou.
Detalhes dos Voos e Frequências
O voo inaugural está programado para o dia 24 de fevereiro, com duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos. As partidas serão realizadas às 3h40 de Manaus, com chegada prevista ao Aeroporto Internacional de Maiquetía, em Caracas, às 6h20. Para o retorno, os voos sairão da capital venezuelana às 23h30, com chegada em Manaus às 2h20.
Carlos Villegas, diretor de negócios da Rutaca, destacou que a escolha de Manaus como ponto de partida reflete a importância estratégica da cidade para a expansão das operações da companhia no Brasil. “Identificamos várias rotas potenciais no país e a primeira que decidimos ativar foi Manaus, devido à sua relevância. Encontramos autoridades preparadas e dispostas a tornar esse projeto viável. Para nós, é uma honra ver essa iniciativa se concretizando”, destacou Villegas.
Acesso a Outros Destinos na Venezuela
Além da conexão direta com Caracas, os passageiros terão a oportunidade de acessar outras cidades venezuelanas, incluindo Isla Margarita, um destino turístico bastante popular entre os amazonenses. A Rutaca Airlines também oferece voos para outros destinos internacionais, como Havana, em Cuba, Bogotá, na Colômbia, Port of Spain, em Trinidad e Tobago, e Cidade do Panamá.
Promoção do Destino Amazonas
Em 2025, a Amazonastur reforçou suas ações de promoção do destino Amazonas em feiras nacionais e internacionais, além de realizar press trips e famtours que trouxeram jornalistas e operadores de turismo de mercados estratégicos, como Europa, América do Norte e América Latina. No fluxo internacional, o estado registrou 209.305 passageiros, representando um crescimento de 103,15%. No total, a movimentação no Aeroporto Internacional de Manaus alcançou 2.895.792 passageiros em 2025, uma alta de 9,85% em relação ao ano anterior, com 74.231 estrangeiros nessa contagem, um aumento de 40,55%.
