Expectativas para Concursos Públicos no Norte do Brasil
O cenário para os concursos públicos na Região Norte do Brasil promete ser promissor em 2026. Com diversos editais previstos, a preparação dos concurseiros deve ser intensificada para não ser surpreendido pelas oportunidades que estão por vir. Esta região, que abriga estados como Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, destaca-se pela variedade de vagas em diferentes áreas de atuação.
A seguir, apresentamos um panorama detalhado dos concursos esperados para cada um dos estados da Região Norte, com ênfase nas áreas jurídicas, que sempre atraem um grande número de candidatos.
Concursos no Acre
No Acre, as perspectivas para os próximos concursos são bastante animadoras. O Plano de Integridade da Controladoria-Geral do Estado (CGE AC) prevê a realização de um concurso até dezembro de 2026, e a expectativa é que o edital para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE AC) seja publicado ainda neste ano, com vagas para profissionais administrativos e jurídicos.
A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) também está se preparando para um novo certame, já tendo uma comissão de estudos formada. Além disso, o governador anunciou que novos concursos para a Polícia Civil e a Polícia Militar estão em fase de planejamento, com estudos técnicos avançando.
Concursos no Amapá
O Amapá não fica atrás nas oportunidades. Recentemente, a Polícia Civil do Amapá (PC AP) anunciou a abertura de um novo concurso, com a escolha da banca organizadora já em andamento. A Secretaria de Educação (SEED AP) também tem novidades, com a seleção de professores indígenas tendo sua banca definida.
Outro concurso interessante é o da Secretaria de Cultura (Secult AP), que está organizando seu primeiro certame. A expectativa é que o edital do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE AP) seja publicado entre o final de 2025 e o início de 2026.
Concursos no Amazonas
No Amazonas, a situação é igualmente promissora. O prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou a publicação de um edital para fevereiro de 2026 com vagas para analistas e técnicos previdenciários. A Câmara Municipal de Manaus também está em processo de planejamento para seu próximo concurso, com uma nova comissão já formada.
Um dos destaques é o primeiro concurso da Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE AM), que está previsto para ainda este ano. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran AM) também deve abrir um novo concurso devido a recomendações do Tribunal de Contas.
Concursos no Pará
Em relação ao Pará, as novas seleções estão sendo aguardadas com expectativa. A governadora confirmou um novo concurso para o Ministério Público do Estado do Pará (MP PA) em 2026, com uma comissão já definida. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS PA) anunciou 479 vagas para cargos de níveis médio e superior.
O Instituto Quadrix foi escolhido como banca organizadora para o concurso do CRMV PA, enquanto a comissão do Iterpa está se mobilizando para a realização do certame, com previsão de edital ainda para 2025.
Concursos em Rondônia e Roraima
Rondônia também está se preparando para novos concursos. O Instituto Consulplan foi designado como banca organizadora para vários certames, destacando-se o concurso da Prefeitura de Ji-Paraná, que está iminente. A Secretaria de Educação (SEMED RO) possui uma nova comissão formada, assim como a Guarda de Porto Velho, que deve ter seu edital publicado até 2025.
Roraima anunciou a realização de novos concursos para diversas áreas, com a autorização do governo estadual para a contratação de servidores em instituições como a Iteraima e a Iater. A previsão é de que sejam abertas 40 e 80 vagas, respectivamente.
Concursos no Tocantins
Por fim, o Tocantins não fica atrás, com o CNJ recomendando um novo certame para o Tribunal de Justiça (TJ TO) e uma nova seleção prevista para a Polícia Militar. A Universidade Estadual do Tocantins também está se mobilizando para a realização de um concurso em breve.
Com tantas oportunidades se aproximando, a hora de se preparar é agora. Os concurseiros da Região Norte devem estar atentos a cada novidade, pois 2026 promete ser um ano repleto de chances para aqueles que buscam estabilidade profissional.
