Moradores de Manaus sentem tremor após abalos sísmicos na Venezuela
Na noite desta quarta-feira (24), moradores de várias zonas de Manaus relataram ter sentido um tremor de terra. O fenômeno provocou a evacuação voluntária de alguns prédios, enquanto objetos dentro das residências, como lustres, foram vistos balançando em vídeos enviados ao g1 e à Rede Amazônica. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, o tremor também foi percebido nos municípios de Barcelos e Iranduba, mas não houve registro de danos estruturais ou vítimas.
Relatos de moradores confirmam a sensação do abalo
Um dos relatos veio de um morador do Condomínio Singolare, na Avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul de Manaus, que descreveu o tremor sentido por volta das 18h, pouco depois do início da partida de futebol entre Brasil e Escócia. Ele explicou que a Torre Soler do condomínio foi a mais afetada, com moradores percebendo o movimento e saindo dos apartamentos para verificar a situação. “Minha esposa saiu correndo do quarto perguntando o que estava acontecendo, pois tudo tremia onde ela estava”, contou o morador que preferiu não se identificar.
Em outro vídeo, é possível ver moradores reunidos na área externa de um prédio, discutindo e avaliando o que ocorreu durante o tremor. A Defesa Civil reforça que não houve danos e que o fenômeno está relacionado a dois terremotos recentes na Venezuela.
Especialista explica origem do tremor sentido em Manaus
O geofísico Raphael Di Carlo explicou que o tremor sentido em Manaus é reflexo dos terremotos registrados na região do Mar do Caribe, próximo a Caracas, na Venezuela. Segundo ele, os abalos não foram profundos, o que resultou em uma grande liberação de energia que chegou a abalar estruturas em Manaus. “Esses terremotos, por serem mais próximos da superfície, causaram um impacto perceptível, mas não oferecem risco de novos tremores na cidade”, afirmou.
Di Carlo esclareceu ainda que o tremor sentido na capital amazonense foi causado pelas ondas sísmicas que se propagaram pela crosta terrestre após os terremotos, ocorridos a quilômetros de distância. “O fato de alguns prédios terem sido afetados indica que as ondas passaram e provocaram o balanço, porém não há perigo iminente”, completou.
Defesa Civil monitora situação e garante segurança
A Defesa Civil do Amazonas segue acompanhando os desdobramentos do fenômeno e orienta a população a manter a calma. Até o momento, não foram registradas ocorrências que indiquem prejuízos ou riscos à população. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram consultados, mas não emitiram informações adicionais até a última atualização desta reportagem.
