Evento Promove Segurança e Empoderamento Feminino
A Vila Olímpica de Manaus se prepara para receber, neste domingo (21/12), uma ação especial do projeto Vila Aberta Para Todos. A grande atração será um aulão gratuito de defesa pessoal feminina, voltado para mulheres de todas as idades. A atividade promete não apenas ensinar técnicas de defesa, mas também reforçar a importância da segurança e da autonomia feminina.
O aulão será realizado em dois espaços distintos dentro do complexo esportivo. Das 8h às 9h, as participantes poderão se exercitar no tatame de jiu-jitsu. Simultaneamente, das 8h às 10h, o tatame de judô também estará disponível para quem quiser participar dos treinos, que incluem a participação de crianças e homens, ampliando a inclusão no esporte.
Essa iniciativa faz parte de uma política pública do estado, que visa proporcionar maior acesso da população às diversas modalidades esportivas oferecidas na Vila Olímpica. O projeto é um incentivo à prática de atividades físicas, promovendo hábitos saudáveis e utilizando o esporte como um meio de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
O Vila Aberta Para Todos já se consolidou como uma importante alternativa gratuita de esporte e lazer para a população, promovendo a ocupação dos espaços públicos e fortalecendo laços entre atletas, alunos do Programa de Incentivo ao Esporte e Cultura (Pelci) e os moradores da região.
Nas 15 edições anteriores do Curso de Defesa Pessoal Feminina, que integra o programa Formando Campeões, a resposta da comunidade tem sido positiva. Esse curso se tornou uma referência no incentivo à autonomia e segurança das mulheres, com sua abordagem prática e inclusiva. A iniciativa já percorreu 11 bairros de Manaus e também se estendeu a cidades como Maués e Parintins, provando seu valor e relevância na sociedade.
